O Grupo de Estudos Benedito Nunes (GEBN) foi criado em 2014 sob a coordenação da Profª. Drª. Maria de Fatima do Nascimento, quase ao final do Projeto de Pesquisa Benedito Nunes: estudo da obra "O dorso do tigre", que teve como objetivo geral estudar o livro O dorso do tigre (1969), de Benedito Nunes, especificamente a segunda parte da publicação, que versa sobre crítica literária. Tal obra já tinha sido estudada pela autora do Projeto no momento da produção de sua Tese de Doutorado, defendida na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no dia 28 fevereiro de 2012. Porém, nesta nova etapa de estudos da citada obra, buscou-se o aprofundamento de três autores, Guimarães Rosa, Fernando Pessoa e João Cabral de Melo Neto, os quais o ensaísta paraense estudou e que precisavam ser analisados com mais vagar pela presente autora, com vistas a sistematizar as críticas do ensaísta brasileiro. Até porque, em sua Tese de Doutorado, a mesma autora se debruçou sobre os cinco primeiros ensaios do citado livro, voltados para obras de Clarice Lispector; visando contribuir para o referencial teórico sobre a fortuna crítica da obra de Benedito Nunes e, assim, colaborar para o acervo da literatura e da crítica literária brasileira. Portaria do Projeto: Portaria do Projeto de Pesquisa: Nº. 120/2012 – ILC.
No biênio correspondente a 1º de janeiro de 2015 a 1º de janeiro de 2017, foi desenvolvido um segundo Projeto de Pesquisa intitulado: Benedito Nunes em 1973 e 1989: dois momentos de leitura da Obra de Clarice Lispector, no qual foram desenvolvidos estudos sobre as obras "Leitura de Clarice Lispector" (1973) e "O Drama da Linguagem: uma Leitura de Clarice Lispector" (1989), que versam sobre as obras de Clarice Lispector. Neste estudo, foram catalogadas as leituras de Benedito Nunes, observadas por meio das citações do crítico, tanto dos romances e contos de Clarice Lispector, quanto das obras de filósofos, literatos, historiadores e estudiosos de literatura de um modo geral. Portaria do Projeto de Pesquisa: Nº. 030/2015 – ILC.
Para o biênio correspondente a 1º de janeiro de 2017 a 1º de janeiro de 2019, temos o terceiro Projeto de Pesquisa Benedito Nunes e o estudo da obra de Clarice Lispector, voltado para as leituras de Benedito Nunes dos livros O Drama da Linguagem: Uma Leitura de Clarice Lispector (1989) e A Clave do Poético (2009). O primeiro foi estudado entre janeiro de 2015 e janeiro 2017, período em que foram catalogadas em planilhas as leituras do crítico paraense, tanto em termos dos romances e contos de Clarice Lispector, quanto em termos dos ficcionistas que ele leu e estão citados nas obras aludidas. Na segunda etapa, passamos a analisar as obras de Clarice Lispector, verificando a possibilidade de novas leituras do GEBN a partir da crítica do nosso estudioso do Pará. Já o livro A Clave do poético encontra-se em estudo pela primeira vez por este grupo de pesquisa, que também vai elaborar planilhas com as leituras do ensaísta brasileiro, para verificar quais obras de Clarice Lispector Benedito Nunes leu nesta outra publicação sua, bem como quais os filósofos, críticos literários ou outros estudiosos de diferentes áreas do saber o intelectual paraense utilizou para desenvolver a sua crítica iniciada na década de 1960 do século XX. Portaria do Projeto de Pesquisa: 046/2017 - ILC-UFPA.
Pelos membros do Grupo de Estudos Benedito Nunes (GEBN), Bolsistas de Iniciação Científica, Mestrandos e Doutorando, já foram produzidos vários textos a respeito, a saber: "Projetos de pesquisas", "Relatórios de pesquisas", "Planos de trabalhos de bolsistas de Iniciação Científica", "Planilhas sobre as leituras catalogadas dos livros de Benedito Nunes", "Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)", "Dissertação de Mestrado PROFLETRAS", além de organização de eventos, entre outros.